O Dr. JAMES J. CIMINO
TINHA UM PROBLEMA. PARA DESCOBRIR SE A CONTUSÃO DE SEU PACIENTE ERA UM SINAL DE
DOENÇA NEUROLÓGICA, PRECISAVA ANALISAR O LÍQUIDO DE SUA COLUNA VERTEBRAL.
TODAVIA, ERA DIFÍCIL MARCAR CONSULTA NA UNIDADE DE NEUROLOGIA DO COLUMBIA PRESBYTERIAN HOSPITAL, SEMPRE
BASTANTE OCUPADA. ASSIM, ELE FEZ UMA ANOTAÇÃO EM SEU COMPUTADOR: SOLICITAR UMA
PUNÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL NA PRÓXIMA VEZ QUE A CONDIÇÃO CARDÍACA CRÔNICA DO
PACIENTE O TROUXER À EMERGÊNCIA DO HOSPITAL
MUNICIPAL DE NEW YORK. DUAS SEMANAS MAIS TARDE, O PACIENTE RETORNOU. E,
LENDO A OBSERVAÇÃO DE CIMINO (ARMAZENADA COM OS REGISTROS DO PACIENTE NO
SISTEMA DO HOSPITAL), OS MÉDICOS FIZERAM A PUNÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL.
O CASO EXEMPLIFICA DE QUE
MANEIRA A REESTRUTURAÇÃO DOS HOSPITAIS COM REDES SOFISTICADAS DE COMPUTADORES
PODE AJUDAR NA CURA DE UMA DAS PIORES DOENÇAS DA MEDICINA: A INEFICIÊNCIA. “ATÉ
40% DOS CUSTOS HOSPITALARES TOTAIS SÃO INCORRIDOS NA GERAÇÃO E NO ARMAZENAMENTO
DE INFORMAÇÕES. PORTANTO, FAZ SENTIDO QUE A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO POSSA
MELHORAR A EFICIÊNCIA”, AFIMA O Dr. WILLIAM M. TIERNEY, DO WISHARD MEMORIAL HOSPITAL DE INDIANÁPOLIS.
O WISHARD ATUALMENTE EXIGE QUE OS MÉDICOS SOLICITEM TODOS OS
MEDICAMENTOS E TRATAMENTOS PARA OS PACIENTES VIA COMPUTADOR. COM ISTO, O
SISTEMA ALERTA AUTOMATICAMENTE QUANTO A PROVÁVEIS PROBLEMAS, COMO REAÇÕES
ALÉRGICAS OU EXAMES DUPLICADOS. DESSA MANEIRA, OS MÉDICOS COSTUMAM COMETER
MENOS ERROS E SOLICITAR MENOS EXAMES. ASSIM, OS CUSTOS POR PACIENTE SÃO $900
MAIS BAIXOS. “PARA PERMANECEREM COMPETITIVOS”, CONCLUI TIERNEY, “OS MÉDICOS TÊM
REALMENTE QUE ENTRAR NA MÍDIA ELETRÔNICA”.
FONTE: CAREY, John. The
technology payoff. Business Week, p.60, 14 June 1993 in LOGÍSTICA EMPRESARIAL,
Bowersox and Closs, 2010
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