quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A CURA DA INEFICIÊNCIA HOSPITALAR


O Dr. JAMES J. CIMINO TINHA UM PROBLEMA. PARA DESCOBRIR SE A CONTUSÃO DE SEU PACIENTE ERA UM SINAL DE DOENÇA NEUROLÓGICA, PRECISAVA ANALISAR O LÍQUIDO DE SUA COLUNA VERTEBRAL. TODAVIA, ERA DIFÍCIL MARCAR CONSULTA NA UNIDADE DE NEUROLOGIA DO COLUMBIA PRESBYTERIAN HOSPITAL, SEMPRE BASTANTE OCUPADA. ASSIM, ELE FEZ UMA ANOTAÇÃO EM SEU COMPUTADOR: SOLICITAR UMA PUNÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL NA PRÓXIMA VEZ QUE A CONDIÇÃO CARDÍACA CRÔNICA DO PACIENTE O TROUXER À EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE NEW YORK. DUAS SEMANAS MAIS TARDE, O PACIENTE RETORNOU. E, LENDO A OBSERVAÇÃO DE CIMINO (ARMAZENADA COM OS REGISTROS DO PACIENTE NO SISTEMA DO HOSPITAL), OS MÉDICOS FIZERAM A PUNÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL.
O CASO EXEMPLIFICA DE QUE MANEIRA A REESTRUTURAÇÃO DOS HOSPITAIS COM REDES SOFISTICADAS DE COMPUTADORES PODE AJUDAR NA CURA DE UMA DAS PIORES DOENÇAS DA MEDICINA: A INEFICIÊNCIA. “ATÉ 40% DOS CUSTOS HOSPITALARES TOTAIS SÃO INCORRIDOS NA GERAÇÃO E NO ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES. PORTANTO, FAZ SENTIDO QUE A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO POSSA MELHORAR A EFICIÊNCIA”, AFIMA O Dr. WILLIAM M. TIERNEY, DO WISHARD MEMORIAL HOSPITAL DE INDIANÁPOLIS.
O WISHARD ATUALMENTE EXIGE QUE OS MÉDICOS SOLICITEM TODOS OS MEDICAMENTOS E TRATAMENTOS PARA OS PACIENTES VIA COMPUTADOR. COM ISTO, O SISTEMA ALERTA AUTOMATICAMENTE QUANTO A PROVÁVEIS PROBLEMAS, COMO REAÇÕES ALÉRGICAS OU EXAMES DUPLICADOS. DESSA MANEIRA, OS MÉDICOS COSTUMAM COMETER MENOS ERROS E SOLICITAR MENOS EXAMES. ASSIM, OS CUSTOS POR PACIENTE SÃO $900 MAIS BAIXOS. “PARA PERMANECEREM COMPETITIVOS”, CONCLUI TIERNEY, “OS MÉDICOS TÊM REALMENTE QUE ENTRAR NA MÍDIA ELETRÔNICA”.

FONTE:  CAREY, John. The technology payoff. Business Week, p.60, 14 June 1993 in LOGÍSTICA EMPRESARIAL, Bowersox and Closs, 2010

Nenhum comentário: