Até
a Copa do Mundo de 2014, 25 milhões de litros de óleo de cozinha usados devem
ser reciclados e transformados em biodiesel por meio do Bioplanet. Lançado hoje(26) no Rio de Janeiro, o Bioplanet é um dos 96 projetos de promoção do Brasilna Copa apoiados pelo governo federal.
Como
cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biodiesel, a intenção é
produzir, nos 15 meses que faltam para o início do Mundial, 25 milhões de
litros de biodiesel. Para chegar ao combustível usado pelos veículos, o
biodiesel é adicionado ao óleo diesel derivado do petróleo. Com isso, é
possível produzir 125 milhões de litros de combustível B20 (diesel que tem 20%de biodiesel em sua composição).
Segundo
o coordenador do Bioplanet, Vinícius Puhl, o combustível que será produzido em
40 cidades, sendo 12 cidades-sede da Copa, já começará a ser comercializado.
Mas há a intenção também de usar o combustível produzido pelo projeto nos
ônibus que transportarão as delegações das 32 seleções nacionais.
“Um
litro de óleo usado contamina 25 mil litros de água. Hoje, dados da Casa Civil
da Presidência da República informam que há um descarte inadequado, por 50
milhões de residências e pequenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão
de litros de óleo de cozinha. É um volume jogado no ralo da pia que vai parar
nos nossos mananciais de água e no oceano”, disse Puhl.
O
projeto espera coletar o óleo com a ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o
Brasil, que ganharão brindes de suas escolas, de acordo com o volume de óleo
arrecadado, e de catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil
catadores, que poderão ganhar até R$ 1 por litro de óleo de cozinha entregue ao
Bioplanet.
“Existe
a perspectiva de se ter um mercado, uma cadeia produtiva envolvendo a
reciclagem do óleo de fritura. Mas além da questão financeira e econômica, há a
questão da educação ambiental. A dona de casa que descarta o óleo na pia da
cozinha não sabe o prejuízo que está causando ao meio ambiente. Além disso, o
biodiesel polui menos também”, afirma o diretor de Diálogos Sociais da
Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernando Matos.
O
Plano de Promoção do Brasil para Copa, do governo federal, pretende usar o
Mundial como vitrine para mostrar uma imagem positiva do país. Além da
estratégia de comunicação feita pelo próprio governo, o plano apoia 96
iniciativas não governamentais.

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