terça-feira, 9 de abril de 2013

CAOS LOGÍSTICO NO BRASIL DEVE PERSISTIR


O EX-MINISTRO DA AGRICULTURA E COORDENADOR DO CENTRO DE AGRONEGÓCIOS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, ROBERTO RODRIGUES, AFIRMOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (8) QUE OS PROBLEMAS LOGÍSTICOS BRASILEIROS DEVEM PERSISTIR PELOS PRÓXIMOS ANOS E QUE O PAÍS PODE ESPERAR "MAIS CAOS" PARA A SAFRA 2013/14.
NA AVALIAÇÃO DE RODRIGUES, NENHUMA MEDIDA EMERGENCIAL CONSEGUIRIA REVERTER A FALTA DE FERROVIAS E CAMINHÕES PARA ESCOAR A SAFRA ATÉ O PORTO. MEDIDAS DE GESTÃO, NO ENTANTO, PODEM MINIMIZAR AS FILAS DE CAMINHÕES E NAVIOS. "NÃO É POSSÍVEL CAMINHÃO FICAR DOIS, TRÊS DIAS PARADO E NAVIO FICAR DOIS MESES PARADO, NÃO TEM CABIMENTO ISSO". É POSSÍVEL MEXER NA OPERAÇÃO, REGIME DE TRABALHO, DESBUROCRATIZAÇÃO. "MAS NADA QUE VÁ DAR UM ALENTO".
fonte desta imagem

DE ACORDO COM RODRIGUES, A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE) PROJETA CRESCIMENTO DE 20% NA PRODUÇÃO MUNDIAL DE ALIMENTOS MAS, PARA ALCANÇAR ESSE NÚMERO, O BRASIL PRECISARIA AVANÇAR 40% NA PRODUÇÃO. "NÓS TEMOS TERRA DISPONÍVEL, GENTE CAPAZ E TECNOLOGIA. ESSES FATORES NOS DÃO COMPETITIVIDADE, MAS HÁ UMA SÉRIE DE GARGALOS QUE PRECISAM SER RESOLVIDOS", REFORÇOU.
O EX-MINISTRO DISSE, NO ENTANTO, QUE, COM A LEGISLAÇÃO ATUAL, APENAS 15 MILHÕES DE HECTARES DOS 89 MILHÕES DE HECTARES AGRICULTÁVEIS ESTÃO DISPONÍVEIS AOS PRODUTORES. "É UM CRESCIMENTO DE 20% SOBRE A ÁREA ATUAL", LEMBROU. "EU ACHO QUE TEM DE MUDAR A LEGISLAÇÃO. EU DEFENDO UM CÓDIGO AGROAMBIENTAL. O CÓDIGO TEM DE TER ÁGUA E SOLO, MAIS DO QUE FLORESTA. MAIS IMPORTANTE QUE A FLORESTA É A ÁGUA. O SOLO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A ÁGUA. MAS ESSA É UMA CONVERSA MUITO DIFÍCIL", AFIRMOU.
COMÉRCIO BILATERAL
RODRIGUES COBROU QUE O GOVERNO ADOTE POLÍTICA DE COMÉRCIO BILATERAL. "FAZEMOS TUDO COM O MERCOSUL, CUJOS INTERESSES NÃO SÃO OS MESMOS QUE OS NOSSOS. O BRASIL TEM DE EVENTUALMENTE IR SOZINHO NA NEGOCIAÇÃO E DEPOIS TRAZER OS OUTROS PAÍSES, OU FICA IMPOSSÍVEL", AFIRMOU.
OS EMBARGOS ÀS CARNES BRASILEIRAS TAMBÉM SÃO CONSIDERADOS UMA FALHA DE NEGOCIAÇÃO DO BRASIL COM SEUS PARCEIROS COMERCIAIS. "EM GERAL, TEM O LADO COMERCIAL, QUE DEVE PREVALECER, MAS A GENTE COMETE ERROS", AFIRMOU. DE ACORDO COM O EX-MINISTRO, ALGUMAS FALHAS PONTUAIS DE ALGUMAS EMPRESAS ACABAM PREJUDICANDO OS NEGÓCIOS. "SÃO (ERROS) PONTUAIS E DE ALGUMAS EMPRESAS, MAS COMO PREVALECE O COMERCIAL, USA-SE A EXCEÇÃO COMO A REGRA".
ELE AFIRMOU QUE FALTA DIÁLOGO ENTRE EMPRESAS E GOVERNO, PARA ADEQUAÇÃO ÀS REGRAS, MAS TAMBÉM É PRECISO QUE O GOVERNO NEGOCIE QUANDO AS EXIGÊNCIAS NÃO TIVEREM FUNDAMENTO. RODRIGUES PARTICIPA NESTA SEGUNDA-FEIRA DE EVENTO DO ESPÍRITO SANTO INVESTMENT BANK, EM SÃO PAULO, SOBRE O MOMENTO ATUAL E AS PERSPECTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO, CUJO TEMA É "ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?".